sábado, 1 de outubro de 2011

Corrida x Caminhada

Algumas vezes este ano, deparamo-nos com revistas cujos destaques são: "Power caminhada seca barriga"; "Caminhar gasta mais calorias do que correr"; "Caminhar queima mais gordura do que correr"; dentre muitos outros. O motivo desta postagem é discutir a relação custo benefício corrida/caminhada, pois os três títulos podem ter funcionalidade se aplicados de forma correta.
  1. Power caminhada é um termo que tem sido utilizado por treinadores dos EUA para definir uma caminhada de altíssima intensidade, a qual, só pessoas muito bem treinadas conseguem realizar por tempo prolongado. Assemelha-se a marcha atlética, modalidade em que profissionais chegam a "marchar" numa média de 15km/h. Já pelo lado amador, uma caminhada de 6km/h pode ser "Power" se o praticante não for bem condicionado - para este caso, qualquer atividade terá um gasto calórico elevado, e a perda de peso não será toda na barriga. A gordura é sistêmica, ou seja, você utilizará gordura como fonte energética, de todo o seu corpo.
  2. Complementando o primeiro tópico, discutiremos como é possível a caminhada ser mais dispendiosa do que a corrida. Em velocidade muito elevada, a mecânica da caminhada muda e a eficiência não se mantêm, geralmente esta é chamada de velocidade de transição, onde a corrida leve passa a ser mais fácil do que a caminhada. Logo, para esta velocidade, que varia em torno de 6 a 8km/h, o trote pode ter melhor eficiência e menor gasto do que a caminhada. Mas não podemos confundir, pois conforme a velocidade da corrida aumenta, o gasto também aumenta, quando comparados, caminhar e correr em velocidades máximas, a corrida é muito mais desgastante do que a caminhada. Caso queira fazer um teste, tente realizar os dois, marque o tempo até a exaustão e compare.
  3. Este tópico completa os dois anteriores. Como a caminhada pode "queimar" mais gordura do que a corrida? Fisiologicamente, quanto maior a intensidade do exercício, maior será o gasto calórico, logo, quando a duração for a mesma, o exercício mais intenso terá maior gasto, no entanto, em condições de repouso o nosso corpo metaboliza mais gordura do que carboidrato, porque ela é muito mais calórica e a temos em abundância, quando começamos a realizar exercício e a intensidade se eleva, a utilização percentual de glicogênio como fonte de energia aumenta com relação a condição de repouso, e o contrário acontece com a gordura. Exemplificando: em uma hora de caminhada leve gastamos 100cal, sendo 90% de gordura (90cal), enquanto que na corrida, podemos perder 600cal/h e utilizarmos 40% de gordura que corresponde a 240cal. Este exemplo hipotético tem o intuito de desmistificar este conceito de que exercício de baixa intensidade é bom para perda de gordura, o % de utilização da gordura pode ser maior, mas não necessariamente o valor total. Se baixa intensidade fosse ótimo para perda de gordura, era só dormir o dia inteiro, pois iríamos gastar basicamente gordura.
O intuito desta postagem não é desvalorizar a caminhada, e sim, darmos um olhar crítico às capas sensacionalistas dar revistas. A caminhada é um ótimo exercício para a saúde, gera efeitos positivos fisiológica e psicologicamente e deve ser a base para todos que pretendem iniciar com a corrida. Indivíduos com limitações físicas e ou relacionadas a idade devem utilizá-la com os devidos cuidados e orientação.

Professor: Diego Viana Gomes

www.equipepena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário