quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Rabdomiólise - problema que mata ultra corredores e militares

      
       A Rabdomiólise é uma lesão gerada no músculo pelo excesso de exercício, desidratação e outros fatores. No caso do exercício prolongado, como maratonas e ultramaratonas, a autodestruição muscular acontece intermediada por radicais livres (substâncias geradas principalmente pela respiração celular). Essas substâncias provocam peroxidação lipídica (destruição da membrana celular), o que acarreta extravasamento de substâncias intracelulares (dentro da célula) para o meio extracelular (fora da célula), podendo gerar uma sobrecarga renal e levar a morte por falência renal.


         O estudo feito pela pesquisadora KATERINA  SKENDERI 39 ultra maratonistas que correram os 246 km de Esparta, Grécia, em menos de 36 horas e todos eles apresentaram quadro semelhante ao de enfermos com infarto agudo do miocárdio e doença renal severa. Marcadores bioquímicos aumentados quase 300 vezes com relação ao repouso. São marcadores também utilizados para verificar síndrome de overtraining.

        
        No ano de 2011 morreram alguns atletas e alguns militares (estes, geralmente em período de curso) provavelmente devido à rabdomiólise, pois após a morte é difícil dar este diagnóstico.
        Minha intenção neste post é alertar aos amigos ultra maratonistas, que estão crescendo de forma exponencial, para tomarem alguns cuidados. Esta não é uma sentença de morte aos companheiros, mas sim, um aviso de cautela, até porque o treinamento para ultra ainda é muito pouco estudado.

1. Aumente o volume de forma gradual e evite muitas competições no ano. Maratonistas profissionais conseguem ótimo desempenho em no máximo 2 maratonas no ano devido a fatores fisiológicos, e olha que a maratona dura pouco mais de 2h para estes homens, imagina para o corredor amador. A recuperação da maratona é demorada, o pesquisador KRATZ mostrou isso em 2002.

2. Hidrate-se o máximo possível, isso diminui o risco  de lesão renal.

3. Qualquer dúvida entre em contato conosco

Professor Diego Viana Gomes
Treinador de Corrida Equipe Pena
Pesquisador em Bioquímica do Exercício UFRJ
contato@equipepena.com.br



2 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Caracas Diego não sabia disso, temos que nos cuidar obrigado por compartilhar esta noticias conosco
    Desejo boas festas que em 2012 Deus continue te abençoando rica e abundantemente com muita saúde para correr muitos Kms e continuando escrevendo aqui.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jorge. Feliz ano novo pra você também. Que este ano continuemos a correr muito. Tenho muita curiosidade pelo exercício. Caso tenha alguma curiosidade ou alguma dica, me envie que terei maior prazer em pesquisar e compartilhar com outros corredores. Grande abraço

    ResponderExcluir