sábado, 28 de janeiro de 2012

Hidratação para corrida no calor do Verão



Com a chegada do verão, os dias ensolarados se tornam mais convidativos à prática esportiva ao ar livre, mas o calor nos obriga a adotar cuidados importantes. Em temperatura elevada, como temos sentido nos últimos dias, a ingestão de água se torna ainda mais importante para o organismo.
Durante o exercício realizado no calor, a evaporação a partir das vias respiratórias e da superfície da pele é a principal arma fisiológica contra o superaquecimento, transferindo o calor para o meio ambiente. Esse mecanismo de regulação acarreta na perda de líquidos que, caso a reposição hídrica não reponha a perda, poderá levar o praticante a um estado de desidratação.


RECOMENDAÇÕES PARA ATIVIDADE COM DURAÇÃO DE ATÉ 1 HORA:
  •         Comece o treino bem hidratado ingerindo aproximadamente 500 ml de líquidos cerca de 2 horas antes da prática.
  •          Mantenha a hidratação durante o exercício, em intervalos regulares de 15 a 20 minutos, em quantidades de 150 a 200 ml.
  •  Após o exercício reponha as perdas hídricas: para cada quilo perdido, ingerir 1,5L de líquido.
Além da perda hídrica na sudorese, há a perda de eletrólitos como potássio, cálcio magnésio e principalmente o sódio, que está em maior quantidade no suor. Por tanto é interessante após o exercício ingerir uma bebida isotônica, como Gatorade® e Powerade®, que além de hidratar e repor os sais perdidos torna a reidratação mais efetiva. 

  •         Hidrate-se ao longo de todo dia, pois o corpo não possui condições para armazenamento de água, portanto a ingestão tem que ser feita ao longo do tempo, nunca concentrada.
  •  Quando for preparar para a corrida não se esqueça do boné, óculos escuros, protetor solar e dê preferência às roupas adequadas para o clima quente: leves e de cor clara, que reflete os raios solares.

Ana Carolina de Queirós e Feijó - Nutricionista Equipe Pena 


Nenhum comentário:

Postar um comentário