sexta-feira, 3 de maio de 2013

Bicarbonato de Sódio melhora corrida de 1500 metros


Para o leigo:
   O exercício muito intenso gera o aumento de substâncias que diminuem a velocidade de fornecimento de energia. A suplementação com Tampão Bicarbonato de Sódio pode fazer com que essas substâncias tenham efeito mais tarde, aumentando o tempo para chegar a fadiga.

Para o profissional:
     As elevações de [H+] no músculo podem diminuir a atividade da fosfofrutocinase (PFK), o que pode tornar a glicólise mais lenta, interferir nos eventos da excitação contração por reduzir o efluxo de Ca++ das cisternas terminais dos reticulos sarcoplasmaticos e reduzir a ligação do Ca++ à troponina. Foi demonstrado que decréscimos no desenvolvimento de força muscular estão ligados a aumentos da [H+] no músculo humano.
     O meio principal pelo qual o H+ é tamponado durante o exercício ocorre por meio de sua reação com a reserva plasmática de bicarbonato para formar ácido carbônico, o qual, subsequentemente, produz CO2 que é expirado. Sabendo disso, cientistas exploraram maneiras de aumentar o estoque de tampão plasmático.
    Desde 1932 foi demonstrado que a alcalose induzida prolonga o tempo de corrida até a exaustão em torno de 40 segundos. Há consenso que a dose ideal é de 0,3g/kg de peso corporal diluído em 1L; e que há diferença de performance em atividades que duram entre 1 e 10min.
  
Para todos:
     Cuidado!!! Grandes doses de Bicarbonato de sódio podem causar diarréia e vômitos, e ambos afetam o desempenho negativamente. Não consuma nada sem orientação de nutricionistas especializados.


Professor Diego Viana Gomes
www.equipepena.com.br

2 comentários:

  1. Anderson de Azevedo - Camelo do Deserto4/5/13 5:43 AM

    Interessante muito bom !!

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Continuem estudando e testando que vocês vão longe!

    ResponderExcluir