quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Efeito do treinamento e destreinamento na pressão arterial

        Toda população já ouviu falar que o exercício ajuda a prevenir e tratar os problemas da pressão arterial, mas poucos tem acesso às informações científicas. O pesquisador Motoyama já havia mostrado esses efeitos com iniciantes de corrida em 1998. A primeira e a segunda figura mostram que houve uma variação significativa na pressão arterial diastólica (Figura 1) e na pressão arterial sistólica (Fiegura 2) entre o grupo que treinou e o grupo sedentário após nove meses de treinamento.

     Após mostrar a importância do exercício na modificação positiva da pressão arterial, os pesquisadores foram avaliar o efeito do destreinamento, e viram que uma semana sem treinar foi suficiente para pressão arterial voltar a subir (Figura 3)


 Figura 1. Efeito do treinamento na variação da pressão diastólica.
  Figura 2. Efeito do treinamento na variação da pressão sistólica.
Figura 3. Efeito do treinamento na diminuição da pressão arterial após nove meses de treinamento e retorno ao valor inicial após um mês sem treino.

Conclusão: Se sua pressão arterial é regular, continue treinando para não subir. Se for alta, treine para regular. Não deixe de treinar. Exercício é bom para o corpo e para mente. Procure o que você gosta.

www.equipepena.com.br
contato@equipepena.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário