terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Saúde bucal e exercício! Cuide-se

Atendimento Personalizado para Atletas Profissionais e Amadores   

     Esportistas são pessoas que exigem muito do seu físico e por isso devem se preocupar com sua saúde.

    A saúde da boca está diretamente ligada à nossa saúde geral e a melhoria de rendimento nos treinos e competições.

   A prevenção de problemas odontológicos no atleta visa também minimizar a possibilidade de dor ou desconforto durante provas decisivas. Durante estes períodos muitas vezes estamos impossibilitados de prescrever alguns medicamentos devido à interferência nos exames antidoping, o que acaba dificultando os tratamentos.

    Nas sessões preventivas nos preocupamos em fazer exames radiográficos periódicos que nos permitem acompanhar o aparecimento de lesões endodônticas (focos Dentários), as perdas ósseas que podem estar relacionadas a problemas gengivais, cáries e restaurações mal adaptadas.

    É feito também um exame preventivo de Halitose. O mau hálito acomete muitos atletas. Além de ocorrer por problemas odontológicos pode ocorrer pela alimentação inadequada, períodos de jejum prolongado e baixa ingestão de líquidos.

    As limpezas profissionais devem ser feitas a cada 3 meses para a maioria dos atletas que precisam se alimentar a cada 3 ou 4 horas. Dependendo do tipo de alimentação podemos ter uma maior probabilidade de cáries e formação de tártaro. Durante esta sessão de limpeza é ensinada a higienização de língua assim como a técnica correta de escovação e uso do fio dental.

    A ansiedade que antecede competições pode causar um ressecamento maior da boca. Este ressecamento leva a um maior acúmulo de bactérias. Para amenizarmos este sintoma contamos com a ajuda de um exame chamado Sialometria. Através deste exame analisamos a quantidade e qualidade da saliva e é prescrito tratamento se necessário.

    Dependendo do esporte praticado preconisamos também o uso de protetores bucais.
 
Escolha se cuidar melhor e Bons treinos

Texto extraído na íntegra do site:  Todescan 

 

Um comentário: