terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Entenda como chegamos - candidatura e eleição do Brasil/Rio e Janeiro


Após 3 tentativas anteriores fracassadas devido à questões políticas, o COB resolveu contratar a Event Knowledge Services (EKS-empresa de consultoria internacional) para apontar os pontos importantes nas eleições da cidade sede. Em junho de 2008 o COI escolheu quatro cidades finalistas: Chicago, nos Estados Unidos, Tóquio, no Japão, Rio de Janeiro, no Brasil, e Madri, na Espanha. E em 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca, o Rio de janeiro foi eleito a cidade-sede dos Jogos Olímpicos 2016.
A Olimpíada no Brasil foi marcada por muitas manifestações, principalmente no âmbito político, resolvi replicar essas informações jornalísticas, para relembrar o movimento popular e político pró olímpico na época da candidatura. Fiz um cronograma ordenado pela data e coloquei os fatos mais marcantes. Durante as buscas com datas específicas no google, encontrei quase nenhum argumento argumento contrário à olimpíada.

Resultado de imagem para olimpiadas
 Na pré candidatura, em 2006, tínhamos Lula como presidente da República do Brasil, Rosinha como Governadora do Estado do RJ, César Maia como prefeito do município do Rio de Janeiro e Carlos Nuzman como presidente do COB. No período da candidatura, já em 2007, o quadro era um pouco diferente, Lula presidente, Sérgio Cabral como Governador, Eduardo Paes como prefeito e Nuzman como presidente do COB.
 Achei bastante interessante começar com esse diálogo, para que entendamos nas próximas postagens, algumas retaliações que sofremos ao longo do Revezamento da Tocha Olímpica, devido à manipulação de informação e as deturpações que ocorrem com a mesma, muito em função da velocidade da informação gerada pela internet (Whatsapp, Facebook, Youtube).




Desde já, declaro que sou apartidário, e não tenho nenhum interesse político, nem partidário, muito menos vínculo instucional com o COB/COI. Meu interesse aqui, é apenas registrar e fazer uma descrição dos acontecimentos do revezamento, sob o meu ponto de vista (operacional).
À partir desse ponto, vou começar a comentar minha participação e minha convocação para participar do Revezamento.


Vídeo oficial da candidatura.
_________________________________________________________________________________

Cronograma de informações vinculadas na mídia. Referências constam ao final do documento.

Site UOL 01/09/2006 - 14h11
COB lança pré-candidatura do Rio para sediar Olimpíada de 2016

Por Pedro Fonseca
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Rio de Janeiro tentará mais uma vez sediar uma edição dos Jogos Olímpicos depois de ter sido anunciada, nesta sexta-feira, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), como cidade brasileira postulante à candidatura para a Olimpíada de 2016.

A decisão foi tomada pela Assembléia do COB e anunciada pelo presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman, após avaliação de um relatório montado pela empresa suíça Event Knowledge Services (EKS) -- especializada em propostas de cidades para organizar eventos internacionais. A base principal do projeto é a realização dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.


São Paulo, sábado, 23 de junho de 2007 (notícia abaixo)

O Brasil já tentou três vezes, sem sucesso, receber uma Olimpíada. Em todas as oportunidades, o roteiro do fracasso parece se repetir: políticos utilizando a campanha olímpica para chamar a atenção, projetos inconsistentes e muito dinheiro público desperdiçado. O Brasil nunca chegou ao grupo de finalistas na eleição promovida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional)

A primeira derrapada foi do projeto Brasília-2000. No início dos anos 90, o então presidente Fernando Collor de Melo e o então governador do Distrito Federal, Paulo Octavio, lançaram a candidatura, que tinha como objetivo principal promover a festa de 500 anos do descobrimento do Brasil. Feita às pressas pelo governo, Brasília-2000 nem chegou a participar oficialmente da disputa do COI.

Em 1995, os brasileiros trocaram de cidade, mas pouca coisa mudou. O Rio de Janeiro foi escolhido como representante nacional para sede dos Jogos Olímpicos de 2004.
O problema principal foi novamente político. Com o apoio do presidente Fernando Henrique Cardoso, o então deputado federal Ronaldo Cezar Coelho (PSDB) presidiu o comitê na reta final e usou a candidatura como trampolim para sua carreira política.A Rio-2004 mobilizou os cariocas, mas dividiu os dirigentes. Havelange, apoiou. Já o presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, preferiu um papel secundário. Ele só participava dos eventos oficiais.
Na visita dos dirigentes do COI ao Rio, milhares de pessoas foram às ruas apoiar a candidatura da cidade. Mas o projeto não empolgou.

Em 2003, o Brasil insistiu. Numa disputa interna que se arrastou por sete meses, o Rio venceu São Paulo e tentou a Olimpíada de 2012. Na época, o prefeito do Rio, Cesar Maia, comemorou a vitória zombando dos adversários paulistas.
""Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental", ironizou o político carioca, que não teve muitos motivos para comemorar no final.


17.ago.2007 - fonte uol

Depois do polêmico logo da candidatura do Brasil a Copa de 2014, surge a marca da candidatura do Brasil as Olimpíadas de 2016.

Lançada nessa sexta-feira, nunca é demais lembrar que o logo é provisório. Significa que é apenas a marca da candidatura, se o Brasil for escolhido como sede, outra será criada.


A explicação dos criadores: “O símbolo tem como principal característica uma alusão ao Pão de Açúcar, famoso cartão-postal. Além disso, a letra “R” representa o corpo de um nadador mergulhando no mar carioca e o sol, sua cabeça. O ano de 2016 é escrito com letras antigas, em alusão à Grécia, berço das Olimpíadas. O degradé das letras representa o calor da cidade e o calor humano.”

Em outubro de 2007 saiu a seguinte reportagem na Revista Veja:

"Em setembro de 2007, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) oficializou junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o pedido para que o Rio de Janeiro sedie a Olimpíada de 2016. Embalados pelo relativo sucesso dos Jogos Pan-Americanos, realizados na cidade em julho, os governos federal, estadual e municipal já declararam seu apoio à iniciativa. Resta saber se a candidatura brasileira (a terceira do Rio) será aceita - e, se a cidade entrar na disputa, se ela terá chances de competir com as candidatas da Europa, dos Estados Unidos e do rico mundo árabe. Embora a expectativa seja grande, o processo de candidatura pode levar até dois anos - portanto, o Rio e o mundo só descobrirão qual país receberá a tocha olímpica em 2016, depois dos próximos Jogos, em Pequim, em 2008." 

O Rio de Janeiro concorria com Madri, a capital da Espanha, Baku, capital do Azerbaijão, Chicago, nos Estados Unidos, Doha, capital do Qatar, Praga, capital da República Tcheca, e com a capital japonesa, Tóquio.

Wiki - 02/10/2009 com posteriores alterações
O projeto previa a realização dos Jogos em quatro regiões da cidade, interligadas por redes de transporte público e autoestradas. O forte apoio político e popular e a garantia de que haveria recursos para a realização das obras foram pontos fortes do projeto.

O processo do Comitê Olímpico Brasileiro para escolha da cidade que seria postulante aos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 iniciou-se em 28 de julho de 2006, motivado pelo fato de vários países já estarem anunciando candidaturas. A análise do Conselho Executivo do COB decidiu que o Rio de Janeiro era a cidade brasileira mais preparada para receber o evento, devido à realização dos Jogos Pan-americanos de 2007 e a existência de diversas instalações esportivas de nível olímpico.[2] Após a decisão, o COB contratou a empresa de consultoria internacional Event Knowledge Services para emitir uma análise técnica das condições da cidade para receber o evento. A empresa apoiou a decisão, mas apontou problemas nas áreas de infra-estrutura, transportes e segurança.[5]

Em 2007, no dia seguinte ao fim dos Jogos Pan-americanos, o presidente do COB Carlos Arthur Nuzman confirmou que o Rio seria candidato,[12] o que foi oficializado em 7 de setembro, com o envio de cartas de intenção ao Comitê Olímpico Internacional.[1] Em 17 de dezembro, durante o Prêmio Brasil Olímpico, foi apresentado o logotipo da candidatura. A imagem trazia o Pão de Açúcar em forma de coração, em cores que remetem à alegria do povo brasileiro.[13]

Apoio político




O relatório destacou o total apoio dado pelos três níveis de governo (federalestadual e municipal) através da assinatura de cartas com garantias superiores às exigidas pelo COI.[17] O segundo capítulo do documento ainda detalhou a estrutura do Comitê de Candidatura e apresentou os aspectos legais dos Jogos, enfatizando que não haveria obstáculos legais à realização dos eventos e que o Brasil possuía legislação antidoping em consonância com a Agência Mundial Antidoping e diversas leis que regulavam a prática esportiva no país.[3]

Finanças

O custo do projeto Rio 2016 foi calculado em 42 milhões de dólares, sendo sete milhões para a fase de postulação e 35 para a fase de candidatura. O dinheiro viria das três esferas de governo, do Comitê Olímpico Brasileiro e de patrocinadores. Em relação ao financiamento dos Jogos, parcerias público-privadas seriam usadas na construção da Vila Olímpica e dos centros de imprensa. A Copa do Mundo FIFA de 2014 e o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal também foram citados como fatores que gerariam desenvolvimento para a cidade.[3]
O relatório estimou que o custo da realização dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro (excluindo gastos públicos) seria de 750 milhões de dólares, sendo 290 gerados com a venda de ingressos e o restante advindo do setor privado. Receitas adicionais deveriam provir da Lei Agnelo/Piva, da circulação de moedas especiais e do Plano Conjunto de Marketing, parceria do Comitê Organizador e do Comitê Olímpico Internacional.[3]

Referências
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Olimpiadas/0,,MUL1327272-17698,00-RIO+TRANSFORMA+O+SONHO+OLIMPICO+EM+REALIDADE+E+CONQUISTA+OS+JOGOS+DE.html
https://noticias.uol.com.br/ultnot/2006/09/01/ult27u57592.jhtm
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/olimpiada_2016/index.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/fj2306200707.htm
http://www.b9.com.br/1131/diversos/rio-2016-marca-da-candidatura/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Candidatura_do_Rio_de_Janeiro_para_os_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário