segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Treinamento e Evento teste em Cabo-Frio

Após a confirmação da convocação, fui convidado, dia 29 de março de 2016, para ir ao treinamento da empresa no dia seguinte, 30 de março, onde conhecemos toda a equipe e como seria o dia a dia do revezamento (bem mais complexo do que eu poderia imaginar). Nesse dia, vi e peguei na tocha pela primeira vez e fui convidado para ir ao Maracanã, no dia seguinte, 31/03/2016, para fazer um treinamento com o diretor operacional que explicaria a logística do revezamento, quais seriam as nossas funções, como iríamos conduzir o condutor da chama (torchbearer em inglês), como nos posicionaríamos no comboio, o que fazer caso houvesse queda, e não menos importante, como é o funcionamento da Tocha e lamparina olímpicas, pois até esse momento, não tínhamos a mínima ideia de que essa seria nossa função, só sabíamos que íamos correr com o condutor da tocha olímpica. Essa parte merece um adendo, pois é nesses itens que consta a essência do Revezamento Olímpico.

Uma das maiores missões das manifestações anti olímpicas, era apagar a tocha, no entanto, essa tentativa frustrada de acabar com o revezamento apagando o fogo da tocha estava equivocada desde a primeira tentativa, por dois motivos simples:

1. O fonte da chama olímpica fica na lamparina e não na tocha. Após ser aceso na Grécia, são acesas 4 lamparinas que mantêm a chama acesa até o Brasil, onde foram acesas mais 5 lamparinas (total de 9). É a chama dessas lamparinas que acendem as tochas. Quanto as tochas, as mesmas possuem um cilindro com gás butano e propano, que após acionados e aproximados da chama permanecem em combustão em torno de 15min. Lembrando que foram produzidas cerca de 12mil tochas (informação não oficial) na Espanha, empresa  Recam Làser S. L., mas desenhadas no Brasil pela empresa Chelles & Hayashi após submeter o projeto ao edital da Rio 2016 que foi lançado no dia 3 de junho de 2014. Portanto, quando a tocha possui defeito, não acende ou mesmo apaga, basta trocar a tocha ou acender novamente, como foi feito em todo o Brasil. Ademais o nome deveria ser Revezamento da Chama Olímpica e não da Tocha, pois a chama que é a mesma, não a tocha.

2. Existe um regulamento do COI, que deixa, sobre o comitê olímpico local, a responsabilidade e a forma de reacendimento, caso a chama apague. (http://www.gamesmonitor.org.uk/files/Technical_Manual_on_Ceremonies.pdf)

Depois do esclarecimento à respeito da Tocha e Lamparina olímpicas, podemos dar continuidade ao evento teste.

A partir dessa reunião, não parei de viver o Revezamento Olímpico, fui informado que viajaria no dia seguinte para Macaé, era o final de semana do dia 1 ao dia 3 de abril, pois faríamos o evento teste, uma simulação do dia 91 do Revezamento, que aconteceria no dia 1 de agosto de 2016, começando em Rio das Ostras e acabando em Cabo Frio.
Saímos de Rio no dia 1 de abril e fomos até Macaé, pois Macaé era a última cidade do dia 90, e quase sempre dormíamos na cidade que encerrava o dia. Almoçamos em Macaé e jantamos no hotel, onde pegamos nossa vestimenta, rádio de comunicação e recebemos as últimas informações sobre o horário do dia seguinte.

O evento teste foi realizado com pessoas convidadas (funcionários, parentes dos funcionários e pessoas convidadas da cidade). Acordamos bem cedo e fomos em direção à Rio da Ostras, onde o caos começou a ser instalado, pois saímos com muito atraso e como era a primeira vez, a segurança também não sabia com todos os detalhes o que ia acontecer, o trânsito simplesmente ficou parado, era esperado pelos organizadores que houvessem problemas devido à complexidade da operação, mas não pela população que perde seu direito de ir e vir.

 Começando pela primeira vez a operação:
Entramos numa van com 5 lugares disponíveis, como na foto. Nesse primeiro momento, éramos apenas 4 guardiões da chama, nome que recebemos pela mídia no meio do revezamento, pois até então éramos chamados de Flame Runners (Corredores da Chama). Entretanto, além dos 4 guardiões, tinha o motorista, e toda equipe de segurança, 2 delegados federais da Senasp, um comandante da PM, um comandante do Corpo de bombeiros, o chefe da Guarda municipal, o chefe da PRF e um coronel reformado do exército (que também trabalhava na segurança), ou seja, muita gente para pouco lugar. Esse foi um legado do evento teste, pois houve um ajuste para o evento e foi adicionada uma van para equipe de segurança.

Apesar de toda preparação, tudo era novo para todos, pois pela primeira vez, tudo estava sendo posto em prática. De repente a van pára, todos descem rápido e é momento de acender a primeira tocha, mas antes acendemos a lamparina com fósforo comum, depois tiramos o fogo da lamparina com um palito acendedor de churrasco e acendemos a tocha! Primeira tocha acesa em Revezamento! Que emoção. Vários fotógrafos, muitos espectadores e começamos a correr. No mesmo momento dois seguranças, que não conhecíamos ainda, nos colocaram para fora do comboio, era a Força Nacional (que também não tinham a mínima ideia de como ia funcionar), imediatamente o diretor de operações abriu caminho e nos colocou de volta na "célula". Reajustado, seguimos correndo, e ao final do revezamento em cada cidade, apagávamos a tocha do último condutor, mostrávamos a lamparina acesa (para população entender que a chama não apaga), retornávamos a van com a lamparina e seguíamos no comboio até a próxima cidade. Assim, passamos por Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama até chegar em Cabo Frio, totalmente exaustos, após percorrer um total de 28 km no sol quente, com pouca água e van desconfortável. Chegamos no hotel, jantamos, confraternizamos e voltamos mortos no dia seguinte para casa imaginando como seria fazer isso por 95 dias.



Agora que sabíamos "exatamente" como seria, ficou mais fácil entender a logística do revezamento e como funciona tudo.

Detalhes sobre a tocha:
http://infograficos.estadao.com.br/esportes/jogos-olimpicos/2016/por-dentro-da-tocha-olimpica/
http://www.gamesmonitor.org.uk/files/Technical_Manual_on_Ceremonies.pdf
https://portaldesuprimentos.rio2016.com/wp-content/themes/mercado/anexos_status_concorrencia/900440514_RFP.pdf

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